índice
Nem sempre é fácil identificar uma infestação de ratos em residências, comércios, empresas e áreas de produção industrial.
Este é um desafio até mesmo para as controladoras de pragas urbanas, empresas profissionais que, diariamente, trabalham no combate e/ou erradicação de roedores e outros animais que podem ser vetores de doenças em humanos, além de provocar prejuízos materiais, danos sanitários e financeiros em áreas industriais.
Em espaços infestados, contudo, os ratos – roedores de hábitos noturnos, ligeiros e sorrateiros – deixam certos vestígios que sinalizam a sua indesejável e preocupante presença.
Dessa forma, é importante identificar esses rastros para, em seguida, definir a melhor estratégia de controle de infestação de ratos como, por exemplo, a instalação de ratoeiras adesivas ou a utilização de colas para a captura de roedores.
Vestígios da Presença de Ratos
Os sinais mais comuns e frequentes que indicam a presença de ratos em diversos ambientes são:
- Fezes – podem ser em forma de cápsula (ratazana/Rattus norvegicus), fusiformes (Rato-do-Telhado/Rattus rattus) ou semelhantes a bastonetes (camundongo/Mus musculus)
- Roeduras – ratos são roedores compulsivos que atacam madeiras, concreto, plásticos e outros materiais deixando ranhuras paralelas causadas por seus afiados dentes incisivos
- Barulho – se uma colônia já estiver instalada, principalmente em forros, coberturas e telhados, é possível ouvir sons de pegadas e pequenas corridas, principalmente durante a noite, o período de maior atividade dos ratos
- Manchas – é comum a existência de manchas de gordura próxima a paredes, madeiras, tubulações, cabos, rodapés e orifícios onde podem ficar entocados
- Odores – cheiro ruim resultante da decomposição da urina (que lembra o cheiro de amoníaco) e da existência de ratos mortos debaixo ou dentro de móveis, telhados e encanamentos
- Pegadas – normalmente são mais visíveis em depósitos e áreas de armazenagem de alimentos (especialmente farinhas e grãos) infestados por roedores
Curiosidade: algumas pessoas costumam polvilhar uma pequena quantidade de amido de milho, ou talco, em locais onde há suspeita da presença de ratos. Então, quando verificam a existência de pegadas, instalam ratoeiras adesivas ou mecânicas (para captura do roedor) ou, conforme a possibilidade, adotam medidas de controle químico (iscas e rodenticidas).
Comportamento e Atributos Físicos
No Brasil, são três espécies que apresentam grande importância:
- Ratos de telhado ou rato preto: (Rattus rattus);
- Ratazanas: (Rattus norvegicus);
- Camundongos: (Mus musculus)
Destacamos as características do Rato de Telhado ou Rato Preto: (Rattus rattus). Abaixo alguns dados sobre seu comportamento e atributos físicos:
De modo geral, se multiplicam de maneira muito rápida e, enquanto houver alimento, água, abrigo e aquecimento disponíveis continuarão aumentando o tamanho da colônia.
São vários problemas gerados por esses roedores, como os riscos à saúde humana e de animais – que envolvem a transmissão de mais de 35 doenças, como leptospirose, peste bubônica, tifo e salmonelose.
O rato é uma praga urbana que compromete seriamente as condições sanitárias de empresas, indústrias, hotéis, restaurantes, hospitais e outros estabelecimentos.
Como já informamos, a presença destas pragas em ambientes comerciais e industriais podem causar vários prejuízos financeiros,
por causa do hábito de roer, podem danificar instalações elétricas, ocorrendo em alguns casos curtos-circuitos.
E quando se trata da imagem da sua empresa, a presença de ratos nestes locais, os danos podem ser irreversíveis à reputação do seu negócio!
Como Acabar com Ratos?
Existem diferentes alternativas para o controle de ratos urbanos sinantrópicos como a ratazana (Rattus norvegicus), rato-do-telhado (Rattus rattus) e o camundongo (Mus musculus).
Mas, normalmente, a erradicação e controle desses roedores-praga prevalentes em cidades ocorre por meio de:
- Métodos físico-mecânicos – ratoeiras adesivas, colas adesivas, telamento de janelas, fechamento de frestas ralos e telhados, manutenção de áreas verdes (corte de mato e outras ações)
- Métodos químicos – aplicação de raticidas, formulações e iscas
- Manejo Integrado de Pragas (MIP) – conjunto de estratégias preventivas e corretivas, com foco na redução de impactos ambientais e sustentabilidade
O MIP prevê a adoção de uma série de métodos articulados (físicos, mecânicos, biológicos e, dependendo do grau de infestação, os químicos) para a eliminação do chamado “4A”, isto é, as condições favoráveis à sua proliferação dos ratos (alimento, abrigo, acesso e água).
O Que Atrai Ratos para a Residência?
Como qualquer praga urbana, os ratos também são atraídos por um conjunto de conveniências que garantem a sua vida e a proliferação da espécie.
Mas de modo geral, o alastramento de ratazanas, camundongos e ratos de telhado – as espécies mais frequentes em áreas urbanas do Brasil – se dá basicamente por uma razão: porque os roedores estão em busca de alimentos.
E nas cidades, os ratos encontram uma grande quantidade de alimentos disponíveis, desprotegidos, mal acondicionados, caídos no chão ou jogados em lixeiras. Isto é, todo esse alimento exposto é o chamariz perfeito para os roedores.
As principais condições que atraem ratos são:
- restos de comidas e bebidas
- estocagem inadequada de alimentos
- disponibilidade de água
- problemas de saneamento básico (esgoto a céu aberto, descarga irregular de resíduos em mananciais e outros)
- existência de frestas, buracos, ralos abertos, telhados e forros onde possam se movimentar e se abrigar
- locais sem condições de higiene adequada
- acúmulo de entulho
- lixões/destinação inapropriada de dejetos e resíduos sólidos
Como fazer o Rato Sair do Esconderijo?
É preciso tirar o rato de sua zona de conforto e forçá-lo a deixar seu esconderijo. Para tanto, é necessário eliminar as fontes disponíveis de alimento, água, acesso e abrigo.
Isso envolve a adoção de várias ações preventivas e corretivas como, por exemplo, higiene máxima dos ambientes, eliminação de resíduos de alimentos, armazenamento seguro de alimentos/bebidas, obstrução de ralos, fechamento de frestas, buracos, instalação de telas de proteção e outras medidas.
E para reforçar a segurança sanitária dos ambientes, existem alternativas de baixo impacto ambiental como ratoeiras adesivas de papel, armadilhas de colas atóxicas e colas adesivas sem veneno para preparação de armadilhas em superfícies.
Infestação de Ratos em Área Rural
O controle de ratos em chácaras, sítios e fazendas também deve ser contínuo, devido à abundância de fontes alimentares para os ratos na zona rural.
Inicialmente, moradores e produtores rurais (agricultores e pecuaristas) devem identificar as espécies de roedores mais recorrentes em sua região.
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) observa que, assim como em áreas urbanas, os ratos mais frequentes em zonas urbanas também são as ratazanas (que gostam de fazer tocas ao lado de depósitos de grãos), ratos-de-telhado (que se instalam no alto de construções, celeiros e outras instalações) e os camundongos (que prefere o interior das residências como seu habitat).
De qualquer forma, é muito importante identificar exatamente o tipo de rato causador da infestação, pois cada espécie demanda um controle específico.
Por exemplo, em se tratando de controle químico, existem variações em relação ao tipo de isca, rodenticida, locais de instalação das armadilhas e outras particularidades relacionadas à espécie de rato, ao ambiente e à análise dos riscos envolvidos.
Como Eliminar Ratos Rapidamente
Rastrear, monitorar e controlar a presença de ratos em ambientes produtivos é um dos principais desafios das indústrias em todo o mundo, que precisam manter o altíssimo padrão sanitário de suas operações e rotinas.
Mas como eliminar ratos, de modo eficiente e seguro, por exemplo, em fábricas de alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos?
A questão é que todos esses produtos são absolutamente sensíveis às condições ambientais. Ou seja, qualquer forma de contaminação – seja por fezes e/ou urina de rato, sujeiras transportadas pelas patas, membros decepados ou raticidas – pode comprometer seriamente a saúde dos consumidores. E, consequentemente, manchar a imagem da empresa e levá-la aos tribunais.
Por isso, o manejo de roedores em áreas fabris, realizado por empresas profissionais controladoras de pragas, é uma atividade que requer o emprego de produtos desenvolvidos por especialistas, testados em laboratórios de pesquisa e comprovados em situações reais.
A Colly é uma empresa brasileira que atua no mercado de soluções para o controle de pragas em espaços comerciais e industriais, fornecendo insumos de qualidade para inúmeras empresas de controle de pragas e dedetizadoras.
Para o gerenciamento de roedores, a Colly possui uma linha de produtos – atóxicos (sem veneno), não inflamáveis e fáceis de usar – que é largamente utilizada pelas empresas de controle de pragas.
Colly: Soluções para Controle de Ratos
Os produtos Colly foram desenvolvidos para utilização em diferentes cenários de infestação.
Desde áreas externas até ambientes fabris que demandam máxima segurança sanitária, como linhas de produção de alimentos e bebidas, que precisam estar totalmente isentas de pragas e, ao mesmo tempo, livres de contaminações químicas por pesticidas.
A linha profissional da Colly para o monitoramento e controle de ratos possui os seguintes produtos:
Colly Rato – Ratoeira Adesiva
Armadilha para rato com fórmula super adesiva e aroma atrativo para os roedores em geral. Instalação próxima a paredes, esconderijos e locais de passagem dos ratos. Recomendada para espaços onde é proibido ou desaconselhável o uso de venenos.
Saiba mais: Colly Rato – Armadilha Adesiva
Colly Rato Light – Armadilha para Rato
Saiba mais: Colly Rato Light – Armadilha Adesiva
Armadilha adesiva especialmente desenvolvida sem veneno, para captura de roedores, insetos rasteiros e aracnídeos. Método de controle físico: a praga é capturada quando entra em contato com a armadilha super pegajosa.
Cola Pega Fácil
Produto de alta aderência utilizado para o preparo de armadilhas adesivas. A cola Pega Fácil pode ser aplicada em superfícies variadas, vem pronta para o uso, não precisa ser aquecida e não contém solventes em sua fórmula.
Saiba mais : Cola Pega Fácil – Adesivo para Armadilhas
Pega Fácil
Ratoeira adesiva de papel indicada para o controle e captura de roedores (insetos rasteiros e outros pequenos invasores) em áreas fabris/comerciais/sociais onde não é recomendável a aplicação de rodenticidas.
Saiba mais: Pega Fácil – Ratoeira Adesiva de Papel