Em seus portfólios, as empresas especializadas no controle de pragas dispõem de várias estratégias para a proteção de ambientes industriais. Isto inclui diferentes tipos de armadilha para rato, pois cada situação pede uma solução.

Quando são acionadas para erradicar casos de infestação de ratos, os controladores de pragas desenvolvem ações – preventivas e corretivas – tanto nas áreas internas de produção quanto no entorno da unidade fabril. 

Mas essas intervenções não são conduzidas de forma aleatória e muito menos padronizada. Pelo contrário, são ações individualizadas, muito bem planejadas e seguras do ponto de vista sanitário.

Cada área industrial exige um tipo de método, plano e produto específico, para que haja eficácia na captura ou contenção dos ratos sem causar danos colaterais como, por exemplo, contaminações químicas ou biológicas.

Controle de Pragas no Ambiente Externo

O manejo de pragas nas áreas externas de indústrias, pode-se dizer, é o primeiro front de batalha para blindar uma unidade produtiva de roedores, insetos, aves e seus respectivos vetores de doenças.

Mas por serem áreas abertas, é impossível a erradicação total de ratos e outras pragas nesses locais.

Porém, a realização de algumas ações preventivas e modificações no ambiente ajudam a reduzir a população de roedores e seu acesso aos ambientes internos.

Isso se dá, por exemplo, com a intensificação de barreiras físicas – fechamento de fendas, bloqueio de ralos, colocação de telas em áreas de telhado, modificações arquitetônicas e outras medidas de contenção.

Também é importante a implantação de rotinas de saneamento do ambiente: poda e preservação de áreas verdes, remoção do lixo e resíduos de alimentos, manutenção de reservatórios de água bem lacrados, limpeza de galerias pluviais, calhas e outros dispositivos que são locais de circulação e infestação de ratos.

Por estarem distantes de linhas de produção, depósitos e áreas administrativas, nos espaços externos é possível a utilização de métodos químicos (iscas de veneno e outros produtos) para o controle de ratos sem oferecer riscos aos produtos manufaturados e aos colaboradores.

Controle de Pragas no Ambiente Interno

Por sua vez, espaços internos de unidades industriais e comerciais são ambientes bastante sensíveis, que necessitam de rígidos controles sanitários e métodos absolutamente seguros de monitoramento contínuo de pragas.

Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Alimentos e Higienização
Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Alimentos e Higienização

Isto é, são áreas onde é desaconselhável ou totalmente proibida a utilização de raticidas e outros produtos químicos de controle de roedores.

Especialmente nas indústrias de alimentos, bebidas e fármacos, a proteção de linhas de produção, locais de armazenagem e outras instalações passíveis de contaminação biológica (pelo contato com o sangue ou partes do corpo do roedor) ou química (por pesticidas), deve ser feita com produtos eficientes e atóxicos.

Os mesmos cuidados se estendem a restaurantes, supermercados, unidades de estocagem de grãos e empreendimentos dos setores de saúde e hotelaria.

Para negócios assim, os métodos de controle mecânico – principalmente a instalação de ratoeiras adesivas – são os mais recomendados e utilizados por empresas profissionais de controle de pragas urbanas (ratos e outros animais).

Tipos de Controle

Atualmente, o manejo de roedores sinantrópicos como a ratazana (Rattus norvegicus), rato-do-telhado (Rattus rattus) e o camundongo (Mus musculus), além de roedores silvestres como o rato-do-arroz (Oligoryzomys flavescens), é feito por meio de três métodos:  

  • Controles químicos – utilização de raticidas
  • Controles mecânicos e físicos – instalação de ratoeiras adesivas, fechamento de aberturas, ralos, telhados e outras estruturas de acesso
  • Manejo Integrado de Pragas (MIP) – que engloba a articulação de ações preventivas (eliminação de fontes de água, abrigo, acesso e alimentação), corretivas (barreiras físico-estruturais) e de eliminação de roedores por meio de venenos (iscas, armadilhas etc)
As vantagens do Manejo Integrado de Pragas são a segurança e a eficácia. Especialmente no caso das indústrias de alimento, evita-se a contaminação da planta fabril, dos colaboradores e, principalmente, dos produtos. Fonte: BIOMAX Controle de Pragas

No passado também houve tentativas científicas de controle biológico de ratos com a introdução de bactérias letais aos mesmos (como a salmonella), cujos resultados se mostraram ineficientes ao longo do tempo.

Na verdade, os resultados dessas iniciativas foram desastrosos pois os ratos desenvolveram imunidade às bactérias testadas e, na sequência, provocaram surtos de salmoneloses entre humanos e animais de estimação.

Controle Químico (Limitação em Ambientes Seguros)

O controle químico é aquele realizado com raticidas ou rodenticidas – substâncias (naturais ou sintéticas) que provocam a morte do rato após sua ingestão.

Os raticidas são classificados de acordo com o tempo de ação de sua fórmula.

Os raticidas agudos são aqueles que provocam a morte do roedor num intervalo de 24 horas após a ingestão (ação rápida), enquanto que os raticidas crônicos causam a morte somente após as primeiras 24 horas (ação lenta).

Devido ao seu potencial tóxico, tais substâncias (iscas de veneno, fumigantes e repelentes) não devem ser manipuladas/instaladas no interior de unidades produtivas, estoques, restaurantes, frigoríficos, hospitais, hotéis e outros espaços onde há processos fabris e grande circulação de pessoas. 

Controle Mecânico e Físico

As medidas de controle mecânico e físico envolvem diferentes ações preventivas e corretivas, tanto no interior das instalações comerciais quanto ao seu redor.

O reforço ou a correção de barreiras físicas é uma das alternativas para evitar a presença de ratos em áreas industriais/comerciais.

Isso se faz com a vedação de brechas, rachaduras em paredes e pisos, telamento de ralos, janelas e outros orifícios, manutenção de áreas verdes.

Já a instalação de gaiolas para captura de ratos em pontos específicos é uma estratégia de controle mecânico.

Essa, contudo, é uma opção que envolve riscos de fugas ou até mesmo ataques por parte do roedor, que pelo fato de estar acuado pode reagir, de maneira instintiva, com agressividade.

Ratoeiras Adesivas

Para garantir a biossegurança em ambientes internos de indústrias, e outros negócios associados à permanente vigilância sanitária, as armadilhas adesivas Colly Rato são as melhores alternativas.

Placa de Cola Colly Rato é uma armadilha adesiva sem veneno para ser utilizada no monitoramento e controle de roedores, insetos rasteiros e pequenos invasores. Indicada para ser usada nos locais onde é proibido ou desaconselhável o uso de venenos. Sua fórmula é super adesiva e com aroma atrativo.
Placa de Cola Colly Rato é uma armadilha adesiva sem veneno para ser utilizada no monitoramento e controle de roedores, insetos rasteiros e pequenos invasores. Indicada para ser usada nos locais onde é proibido ou desaconselhável o uso de venenos. Sua fórmula é super adesiva e com aroma atrativo.

As ratoeiras adesivas Colly são largamente utilizadas por empresas controladoras de pragas em fábricas de alimentos, restaurantes, depósitos de grãos, matérias-primas e insumos alimentícios, hospitais, hotéis e outros empreendimentos que demandam proteção máxima e segurança. 

A Colly Rato é uma armadilha adesiva atóxica (não possui veneno) e ultrapegajosa. Sendo assim, é uma ferramenta ideal para controladores de pragas pois entrega excelente desempenho (alto índice de captura) sem provocar contaminações e impactos ambientais e pessoais.

Cola Pega Rato

A Cola Pega Fácil é uma substância adesiva (vendida em embalagens de 1kg, 3kg e 10kg) desenvolvida para aplicação em diferentes superfícies, com diferentes tamanhos.

Cola Pega Rato especialmente desenvolvido para aplicação em superfícies de diversos tamanhos e formatos, conforme for a necessidade. Sua fórmula super adesiva associada à praticidade de uso tornam o produto ideal para capturar roedores, insetos rasteiros e pequenos invasores. Pronto para o uso, pois não precisa de aquecimento prévio, e mais seguro e eficaz, porque não contém solvente em sua formulação.
Pega Fácil: Adesivo especialmente desenvolvido para a preparação de armadilhas de monitoramento e controle de ratos

De uso profissional, o produto otimiza ações de controle de roedores sem afetar a biossegurança dos mais variados espaços onde é desaconselhável, ou totalmente proibida, a aplicação de produtos químicos como raticidas e iscas.

O Pega Fácil é atóxico, não-inflamável, de fácil utilização e já vem pronto para o uso. 

Produtos Alinhados com as Boas Práticas de Fabricação

Todas as soluções Colly para o controle de ratos são fabricadas em consonância com as exigências da RDC nº 275, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A resolução em questão trata das Boas Práticas de Fabricação (BPF) em estabelecimentos produtores de alimentos e dispõe sobre os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) que são obrigatórios em oito áreas do processo fabril, entre elas o Controle integrado de vetores e pragas urbanas.

Colly: Precisão, Segurança, Economia e Meio Ambiente

A Colly desenvolve soluções de controle e monitoramento de pragas urbanas que combinam sustentabilidade e garantia de retorno financeiro.

Portfólio Colly Produtos para Pragas Urbanas
A Colly é uma empresa referência em inovações e soluções eficazes do mercado de controle de pragas urbanas

Atendimento Colly

Open chat
1
Faça seu pedido aqui...